13 de junho de 2016

| RESENHA #1 | Namorado de Aluguel, Kasie West

Título: Namorado de Aluguel
Autora: Kasie West
Ano: 2016
Páginas: 250
Idioma: português
Editora: Verus
Livro cedido em parceria com a editora.

Sinopse: Quando Bradley, o namorado de Gia Montgomery, termina com ela no estacionamento do baile de formatura, ela precisa pensar rápido. Afinal, ela vem falando dele para suas amigas há meses. Esta era para ser a noite em que ela provaria que ele não é uma invenção de sua cabeça. Então, quando vê um garoto esperando pela irmã no estacionamento do baile, Gia o recruta para ajudá-la. A tarefa é simples: passar por namorado dela — apenas duas horas, nenhum compromisso, algumas mentirinhas. Depois disso, ela pode tentar reconquistar o verdadeiro Bradley. O problema é que, alguns dias depois do baile, não é em Bradley que Gia está pensando, mas no substituto. Aquele cujo nome ela nem sabe. Mas localizá-lo não significa que o relacionamento de mentira deles acabou. Gia deve um favor a esse cara, e a irmã dele tem a solução perfeita: a festa de formatura da ex-namorada dele — apenas três horas, nenhum compromisso, algumas mentirinhas. E, justamente quando Gia começa a se perguntar se pode transformar seu namorado falso em real, Bradley reaparece, expondo sua farsa e ameaçando destruir suas amizades e seu novo relacionamento. Inteligente e maravilhosamente romântico, Namorado de aluguel retrata a jornada inesperada de uma garota para encontrar o amor — e possivelmente até a si mesma.

Classificação: 4/5

 ★★★★



E o livro de romance escolhido do mês de Abril foi Namorado de Aluguel, da Kasie West. Eu já tinha visto algumas resenhas positivas a respeito da autora, e foi por isso que escolhi esta obra para ler. Uma coisa que eu descobri, é que ler livros leves me fazem um bem danado. Namorado de Aluguel foi um desses livros.

Namorado de Aluguel conta a história de Gia, uma garota super popular do ensino médio que namorava um universitário. Suas amigas, principalmente Jules, desconfiava que o tal namorado, Bradley, existia mesmo, pois ele nunca ia visitar Gia quando ela estava com as amigas. Na noite de formatura, Bradley viaja para a cidade de Gia e acaba terminando com ela no estacionamento. Gia se viu perdida, todas as amigas achariam que o namorado era realmente mentira. Em um ato de desespero, Gia avistou um rapaz dentro do carro lendo um livro e em um momento impulsivo, foi até ele e o convidou para ser o namorado de aluguel da noite. Ele se passaria pelo Bradley, namorado universitário da UCLA. O Rapaz meio desconfiado, acabou aceitando ser namorado de mentira e ajudar Gia. O que eles não sabiam, é que eles precisariam ficar quites e que depois dessa noite, muitas coisas iriam mudar em suas vidas.

Essa história não tem nada de inovadora, de original e de imprevisível, mas mesmo assim ela é deliciosa de ler. Eu sabia exatamente para onde a história iria se encaminhar e não me importei. Normalmente, livros previsíveis de mais me irritam e eu acabo tendo uma leitura enfadonha. No caso de Namorado de Aluguel, fui envolvida por uma história que tinha algo mais profundo, a "Era dos Likes", e personagens totalmente cativantes e interessantes.
"Tudo e todos têm uma história, Gia. Quando você aprende essa histórias, você aprende experiências que te preenchem , que expandem seu conhecimento. Você adiciona camadas a sua alma."
Gia é uma personagem complexa, por incrível que pareça. Ela sempre foi popular, sempre postou toda a sua vida nas redes sociais, sempre querendo bastante curtidas, comentários, popularidade e fama. Todas as suas amigas também eram desse ''tipo'' e assim formavam aquele grupinho popular clichê das escolas. Mas Gia tinha uma coisa diferente dentro de si, bondade e uma certa inocência. Ela queria ser uma pessoa boa, mas agia puramente com medo de não ser aceita. Ela buscava sempre a aprovação das pessoas.

Quando ela conhece Hayden, nosso namorado de aluguel, ela percebe que existem coisas mais importantes que popularidade e vê-se como uma pessoa totalmente superficial. Gia percebe que não é esse tipo de pessoa que ela gostaria de ser: fútil e sem profundidade. A partir disso, nossa protagonista vai conhecendo a si própria e enfrentando vários conflitos internos. Mas com a ajuda de Hayden e Bec (a irmã do Hayden), ela vai conseguindo entender mais quem ela é e o que ela quer ser.

Hayden é um personagem muito querido. Assim que o conheci, fiquei apaixonada e intrigada com ele. Eu gosto de personagens que não são construídos em cima de uma conduta bad boy, gosto quando eles são homens sensíveis, leais e que respeitam as mulheres. Hayden também teve umas questões levantadas e exploradas que foram bacanas e o fator essencial é que ele conseguiu ajudar Gia a se encontrar e acabou se encontrando também.

O romance é muito doce e delicado e acontece de forma tranquila e sem ser às pressas. Kasie West conseguiu me deixar suspirando em certos momentos tamanha a fofura do casal protagonista. Ela foi acertando alguns pontos, ligando outros e dando foco em outras coisas e isso fez com que o relacionamento de Gia e Hayden fossem crescendo de uma forma totalmente natural.

Em outro plano, temos uma clara crítica a nossa geração atual. A geração dos likes. Não que antigamente a gente não postava uma foto no fotolog e não queria a aprovação das pessoas, mas atualmente isso está deveras perigoso e muito mais intenso. Kasie West fez uma crítica bastante negativa quanto a nossa geração, mas transmitiu isso de uma forma bem leve e propícia para o público que o livro é destinado. Ela te faz refletir a partir das ações da protagonista e mostra que sim, isso é um problema.
“Por maior que fosse a confiança que eu aparentava ter, minha preocupação era que as pessoas não gostassem realmente de mim. E talvez estivessem certas em não gostar. Mas eu não ia contar isso a ele. Já tinha exibido fraquezas demais em uma noite só.”
Portanto, a história é totalmente construtiva se você estiver aberto para entender e enxergá-la além do clichê. Eu particularmente tentei enxergar além do que estava escrito e sendo contado ali e a leitura acabou sendo muito gostosa e viciante. Em suma, é um livro que vale a pena ser lido sem pré julgamentos.

Um comentário:

  1. O romance é muito doce e delicado e acontece de forma tranquila e sem ser às pressas. Kasie West conseguiu me deixar suspirando em certos momentos tamanha a fofura do casal protagonista. Ela foi acertando alguns pontos, ligando outros e dando foco em outras coisas e isso fez com que o relacionamento de Gia e Hayden fossem crescendo de uma forma totalmente natural.

    Em outro plano, temos uma clara crítica a nossa geração atual. A geração dos likes. Não que antigamente a gente não postava uma foto no fotolog e não queria a aprovação das pessoas, mas atualmente isso está deveras perigoso e muito mais intenso. Kasie West fez uma crítica bastante negativa quanto a nossa geração, mas transmitiu isso de uma forma bem leve e propícia para o público que o livro é destinado. Ela te faz refletir a partir das ações da protagonista e mostra que sim, isso é um problema.

    ResponderExcluir

Subscribe

Labels

Flickr